segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Plano concreto!



Novamente vi o sol nascer à beira-mar. Foi um belíssimo amanhecer, mas o sol não se apresentou rubro como da última vez. Estava tímido por traz de algumas nuvens densas e escuras. A cor mais forte desta vez era o azul das águas – tão diferente daquela cor turva, quase barrenta. Ao contrário daquela vez, não chorei – não por falta de estímulos, mas talvez por estar seco de novo.

Desta vez não houve romance. Nada de encontros ou desencontros. Nada de beijos, de sexo, de cabernet com chocolates, nem caldo de cana ou goiabada na palha (mas comi biscoitos Piraquê de goiaba LOUCAMENTE de novo!). Desta vez não havia descobertas, lugares desconhecidos a explorar. E, principalmente, não houve nenhuma mentira. Não viajei em busca de uma aventura (embora tenha encarado toda aquela viagem como quem se entrega a um romance “Perfeito e Real”, e não a uma aventurazinha qualquer). Fui em busca de um plano concreto desta vez: trabalho.

Sempre hesitei em prestar concurso público. Tenho medo de ficar acomodado. MAS, vi que é uma grande tolice da minha parte, e decidi que quero agora viver no esquema 5x5 (5 pratas/mês X 5 horas/dias)!!! E, mais ainda, decidi que quero viver este esquema fora da minha muito amada Beagá. Fui desta vez para o já velho conhecido litoral capixaba, prestar concurso público para um cargo específico da minha profissão. Saí daqui na sexta-feira, em companhia da minha muito amada ex-namorada – hoje muito mais amiga, mais cúmplice e mais íntima. Companhia sempre perfeita para todos os momentos!!!

Dez horas de viagem... de novo... Ficaríamos hospedados em Vila Velha, mas antes quis levá-la para conhecer Setiba, que fica em Guarapari. Setiba foi a primeira praia que conheci, aos dois anos de idade, e que ainda hoje é o meu melhor refúgio litorâneo. É uma das praias mais lindas que conheço, e é absolutamente deserta! Chegamos lá bem cedinho, com o tempo bem nublado. E nublado permaneceu. Ficamos hoooras sentados nas rochas, cada um preso em seus próprios pensamentos. Vez ou outra confidenciávamos um ou outro... mas nem era necessário: nossa sinergia é tamanha que pensamos quase as mesmas coisas. E no meio desses pensamentos sinérgicos, a decisão certa: CERVEJA!

Depois de algumas gelaaaadas e algumas empadas, pegamos estrada de novo rumo a Vila Velha. Lá, tempo nublado ainda. Mas o mineiro aqui não resistiu e se jogou no mar!!! Depois, fomos para o apartamento do casal amigo dela que nos ofereceu hospedagem. Que casal LINDO! Nos receberam super bem. Ambos são mineiros e, então, são hospitaleiros e cordiais por natureza!

À noite, fui à praia sozinho... e no observar daquelas ondas, no respirar daquela maresia, uma pontinha de nostalgia bateu.... o mar me trouxe lembranças daquela noite de sábado, no início do mês, em que namorei sobre sua escolta! Não resisti, e enviei uma mensagem pelo celular... Não foi daquelas mensagens de bêbado, até porque estava muito sóbrio. Não sei se ela foi recebida. Se recebida, não sei se foi bem aceita... De qualquer forma, sabia que não seria retribuída. Mas só quis dizer que me lembrava... Gosto tanto quando sei que sou lembrado e, por isso mesmo, gosto de dizer que me lembro. E me lembrei sem tristeza, sem culpa... Lembrei apenas dos momentos com ele e da completude que experimentei naquela viagem. Confesso que bateu uma pontinha de “pena que acabou”... uma pontinha mesmo... mas acabou, pena, mas acabou. (e ponto)

Domingo, acordei às cinco da matina e corri pra praia. Foi quando vi o amanhecer. Caminhei por cerca de uma hora e meia, depois voltei para o apartamento para me arrumar para ir fazer a prova. Quando saímos de casa, o sol estava brilhando forte e quente! Então, depois da prova, rumo certo: PRAIA!

Quatro horas de prova... terminei ela bem antes do horário, mas tive que ficar na sala porque só poderia levar o caderno de questões depois de terminado todo o prazo. Aproveitei pra ficar admirando o fiscal... delícia o cara! Acho que ele percebeu meus olhares e não gostou... MAS, eu não podia olhar para o gato do lado, senão poderiam me acusar de cola. Então... rsssss

Ao terminar a prova... CADÊ O SOL??? Ao contrário do esperado, estava chovendo... fomos para a praia assim mesmo, mas o vento estava muito forte e muito frio. Fomos para o apartamento... comemos horrooooooooooores. O povo foi curtir lomba, e eu fui curtir frio na praia. Já era noite, e fiquei quase duas horas sentado lá, sozinho... (aqui cabe um outro post... deixo pra depois!)

BEM... voltamos pra Beagá numa viagem interminável... pegamos o ônibus na rodoviária de Vila Velha, ele encalhou na rodoviária de Vitória, depois agarrou na parada de João Monlevade, o ar condicionado tava um GELO e rolou o maior engarrafamento no anel rodoviário, já em Beagá!

Cheguei em casa e fui logo conferir o gabarito. Ao terminar a prova, tava PUTO com a prova de raciocínio lógico. ODEIO LÓGICA. ODEIO NÚMEROS! E estava bem confiante com a prova de conhecimentos específicos e português... Para minha surpresa, errei UMA em lógica (to de cara!), três em Português (todas de interpretação, cuja resposta “certa” eu discordo plenamente, MAS...) e quatro nas específicas (duas delas cabe recurso porque foi retirada de bibliografia específica que não constava no edital). No geral, meu resultado foi muito bom! Agora tenho que aguardar a correção da prova discursiva que, acredito, é meu melhor diferencial... aguardando com a maior expectativa o resultado! Morrendo de vontade de me mudar pra lá!!

BEM... pra resumir (resumir no final??? dããã), a viagem foi ótima! As companhias foram perfeitas, a experiência foi ótima, e rever o mar sempre me faz muito bem! Agora é torcer para poder ver o mar todos os dias!!!

Beijos a todos e ótima semana!!!!